segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Sobre vilãs,vampiros e amor ético

Agora que a novela "A favorita" está terminando minha turma de amigas só vai ao cinema aos domingos. Parece coisa de senhoras provincianas, ficar grudada na TV vendo um verdadeiro dramalhão que por acaso não é mexicano, mas tem muito do trágico das novelas daquele país. Mas, falando sem censura do politicamente correto: o novelão está ótimo e todos estão dando um show de interpretação. Se eu fosse o Ciro Gomes, tomaria cuidado com a Patrícia Pillar. É a melhor vilã dos últimos tempos! Melhor que a Marta (Lília Cabral) em Páginas da Vida melhor que a Laura (Claudia Abreu): em Celebridade. E Odete Roitman (Beatriz Segall) em Vale Tudo. Vilã é um personagem que dá uma catarse coletiva e como é de mentirinha, não faz mal a ninguém. Espero!
Fomos ao Shopping Galeria tomar café com creme chantilly na Kopenhagen e ver o filme "Crepúsculo".
Gente, adorei o romance entre uma adolescente e um vampiro! Recomendo a todos. Minhas filhas avisaram que o livro -roteiro é para leitores infanto-juvenis. Achei melhor, porque de guerra, tortura, pedófilos, crianças assassinadas pelos pais, jovens se matando e outras diversões do mundo moderno, já me enchi! Além disso a TV já dá conta deste recado! Domingo é para folgar o espírito.
A mocinha, é que relata a história e as fotos são lindas. O recurso de algumas cenas serem feitas em câmara lenta em contraposição com a velocidade dos movimentos do vampiro ficou ótimo!
E, vocês já perceberam que agora ( enfim!) os filmes estão trabalhando com a maravilhosa esperança de que VOCÊ é que faz o seu destino? Foi assim no último do "Batman." Embora tivesse todos os motivos para matar o vilão, o mote do filme era a força do herói em não sucumbir ao seu desejo de vingança. Em "Crepúsculo" o sedutor vampiro (ele é lindo!) tem que resistir ao desejo de "morder" a amada e transformá-la em uma morta-viva! Mesmo que ela queira! E ela quer !
Amor sem posse, amor sem destruição, talvez amor ético! Será que existe? Amor acima dos instintos animais.Afinal não é essa a lição que viemos aprender ? Temos um destino, mas mudá-lo significa ser dono (a) -de seu- próprio mundo. Adoro essa idéia de que Eu Sou dona da minha vida!
E tem aquela máxima que eu li uma vez num livro esotérico e me encantei com a mensagem: "Aquilo que você prende, escapa rapidamente e aquilo que você solta, vem e permanece amorosamente com você."
Aqui em Campinas o filme está no: Box Cinemas, Cine Galeria, Cinemark e Kinoplex. Confira e depois me dê sua opinião.
Meyre Raquel
(aquela que ainda gostaria de voar nos braços de um super-herói, mesmo que seja um vampiro!)

2 comentários:

  1. Meyre, o filme é muito bom mesmo!Vi hoje, me surpreendi, melhor do que eu pensava.O Blog está ótimo!

    ResponderExcluir
  2. Meyre , ia comntar com voce que até nao achei a mocinha tão bonita,mas trabalha muito bem. O seu blog ta muito bom. Parabens!

    ResponderExcluir