sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Sobre Funcionários públicos, febre amarela e ódios particulares....

Incompetência é a marca desta década!
Minha amigona, a Leda, que é historiadora e entende os caminhos da História e conseqüentemente do tipo de natureza humana que se ajusta a cada época vive me aconselhando a não mudar de Banco, por exemplo, ou não mudar de Plano de Saúde, ou não trocar de Cartão de Crédito ou de provedor da Internet ou celular...
Enfim ela diz que atualmente não se mexe em nada, não se muda nada e se fica quietinho com aquilo que já se conseguiu .
Motivo alegado por ela: há somente incompetentes como funcionários, atendentes e TODOS os responsáveis pelos serviços a que pensamos que dispomos com o progresso.
Mudar significa fazê-los trabalhar e eles não sabem nada da profissão que escolheram....
Como professora, ela vive dizendo que morreremos nas mãos de médicos que não conhecem nadinha da profissão; de enfermeiras que dão qualquer pílula para doentes, sem verificar se é realmente aquela receitada pelo médico que também não sabe nada sobre o remédio....Morreremos nos prédios e pontes que cairão porque os engenheiros não sabem matemática e mestres- de- obras que não entendem as ordens destes engenheiros que repito: não sabem cálculos. Morreremos nas mãos de farmacêuticos que não entendendo a letra do médico e empurram qualquer remédio para o coitado que acredita nele. Enfim, o que se destaca nestes dias é a total incompetência dos profissionais. Alguns tiram zero nas provas dos concursos (!!!) e vão de mala e cuia dar aulas para crianças cujos pais se orgulham de terem filhos estudando....
Minha filha vai para o Peru com amigos.
Compraram as passagens e ninguém na agência se deu ao trabalho de falar sobre vacinas necessárias para se viajar pelos lados da Amazônia.
Deveríamos saber?
Não sei, mas acho que a agência de viagem deveria fornecer um folder ou manual onde constassem todos esses dados.
Sou Bibliotecária e para mim a informação é a única forma de progresso...

Por puro diletantismo foram a uma livraria e compraram um Guia de Viagem.
Neste sim havia a obrigatoriedade de se vacinar contra a febre amarela para ir ao Perú.
Conversando com outras pessoas que já fizeram a viagem descobriram que o passageiro até entra no Peru sem a comprovação da vacina, mas depois não consegue entrar no Brasil, pois pode trazer a moléstia....Fica de quarentena ( Onde ainda não sei. No aeroporto? Num hospital ? )
Telefonei para a Secretaria da Saúde em São Paulo e recebi a informação que se toma a vacina, dez dias antes da viagem, em qualquer Aeroporto. Fomos um em São Paulo (estávamos lá)
Não tinha. Fomos para Viracopos e lá nos informaram que há mais de um ano não se vacina nos Aeroportos porque não há epidemia da Febre Amarela no País.
Será?....Vivo lendo sobre mortes pela doença. Até morte porque tomou a vacina eu já li recentemente....E se ela é característica de regiões das matas, como foi erradicada ? ...
Acabaram com as florestas ?... A floresta Amazônica? No Perú? Na Bolívia? Não sei não....
Repito : sou bibliotecária e das boas!
Levei a turma para o Centro de Saúde do Centro de Campinas que é a região onde moro.
Lá me informaram que esta vacina só é dada em alguns Centros de Saúde da Cidade de Campinas.E me mandaram consultar a Internet. Claro !
Esqueci-me deste importante veículo de informação. Falha minha!
A primeira informação na Internet dizia :

Aeroporto Internacional ViracoposRod.Santos Dumont, Km 66CampinasFone: 19 7255-5407de Segunda à Sexta das 09:00 às 13:00

Informação descartada pois já havíamos constatado que há um ano não se vacina em Aeroportos....

Mas havia outro site:

CS Faria Lima Av. Pref. Faria Lima, 90 Pq. Itália (19) 3272-7944 2ª , 3ª ª feira 09h00 as 13h00, 4º, 5ª e 6ª feira 14h00 as 18h00

É uma quarta-feira dia 25-02. Para não perder a viagem e tempo, ligo neste Centro .
A atendente me confirma sobre a vacina e o horário: até as 18h.
Quando pergunto um ponto de referência perto do posto de saúde,para melhor me localizar, ela fica bravíssima :
- Minha senhora esta é a Avenida do Mário Gatti! O posto é ao lado .
Não me venha dizer que a senhora não conhece o Mário Gatti!!!!

Nem me dou ao trabalho de dizer que apenas não sabia que o Mário Gatti ficava na
Faria Lima ou vice-versa. Lembrei- me da minha amiga Leda e pensei sobre atendentes histéricas que podem colocar vidas humanas em risco, principalmente as informantes que trabalham em postos de saúde...
Imaginem que sou pessoa com acesso à informação, dois cursos superiores, tenho carro, moro na cidade, e bla, bla, bla sobre minhas condições privilegiadas.
Imaginem agora minha pobre gente humilde falando com esta anta preciosa cujo salário essa gente humilde também paga!
Afinal é funcionária pública, não é ?
Os jovens que vou levar ao Posto de Saúde estão tensos com a minha indignação.
Pedem para eu não brigar porque a enfermeira pode dar a injeção com raiva e eles é que vão “pagar o pato”...Fala sério ! A que ponto chegamos!
Somos reféns de gente incompetente!
Faço discursos sobre direitos humanos, direitos dos consumidores, responsabilidade profissional, sacerdócio de certas profissões e etc....
Mas eles morrem de medo da funcionária pública!...
Aquilo vai me dando um ódio!
O endereço é Faria Lima 90. Não há entrada ou portões neste nº.
Entramos no estacionamento de funcionários do Mario Gatti .
O guarda da portaria é gentil. A entrada é na rua de trás!!!
Como na rua de trás? Ela é também Faria Lima? Não. É outro nome , mas ele não sabe. Não precisa. Conhece o local e isso já lhe basta!
Quem tem que saber e divulgar corretamente é a Secretaria da Saúde de Campinas e a anta que estava nervosa no telefone. Será TPM?
Aquilo vai me dando um ódio!
Rua de trás. Achamos o santuário da Vacina de Febre Amarela.
São 14h. Ótimo . Pelo menos não está fechado.
Lá dentro somos informados que a vacina só é dada às 5ª feiras à tarde.
Repito os horários do site. Eles riem. Deve estar errado, né ?...
Aviso que telefonei antes.
Sou encaminhada até a telefonista.
Já viram isso ? O paciente tem que discutir com a telefonista!!
A senhora , muito nervosa avisa que acabou de entrar no Posto e não sabe quem trabalhou antes dela! Diante da possibilidade da mulher ter um ataque de nervos, com medo de mim, e dos olhares aflitos da minha gangue, resolvo aceitar.
Voltamos na 5ª feira e da porta já vislumbramos uma telefonista berrando com alguém no telefone. Percebo que é a tal que me deu a informação errada. Apenas dou-lhe um olhar 43, porque minha platéia já havia me pedido calma ou a injeção poderia matá-los como vingança dos funcionários do Centro...

Enfermeira ótima. Atenciosa, limpa, competente, simpática .
Acalmou a juventude covarde e deu injeções que eles nem sentiram.

Arre! Demos sorte ? Ou eu estava errada sobre enfermeiras matarem seus pacientes ?
Era sorte.
Já na porta falo se o papel que ela nos dá é o comprovante para a viagem ao Perú.
Espanto! Vão para fora do país ?
Então devem ir agora ao Aeroporto para mudar este documento por um de validade internacional.
Quer dizer, se não sou uma privilegiada, se não sou informada, se não tenho dois cursos superiores que facilitam a minha comunicação, se não sou uma chata que pergunta tudo, e principalmente se não tenho sorte, tudo iria por água abaixo porque teríamos tomado a vacina, mas não teríamos o documento certo...
Custa informar ? Custa colocar um quadro com todas estas informações ?
Ah! Porque não me contratam para Relações Públicas da Prefeitura?
Dou “um banho” de competência nessa gente!
Como faz a gente humilde ? Fica como “barata-tonta” indo e vindo
nas mãos dessa gente sem respeito ao tempo dos outros ?
Voltamos ao Aeroporto. O mesmo atendente que nos disse que há um ano não há vacinas de Febre Amarela nos Aeroportos, todo orgulhoso de seu trabalho , agora, confirma que sim , temos que trocar o documento e isso só se faz lá....
Custava ter avisado logo na primeira vez que solicitamos informações ?
Como faz minha gente humilde que não pergunta nada ?
Vai na cartomante ver quais procedimentos para se vacinar em Campinas ?
Meu discurso é abortado pelos jovens que estão comigo!
-Por favor, não brigue!
Lá vem outra jovem atendente fazer o novo formulário.
Pois para cada um dos papéis que ela digitou havia erros.
Ou de nome, ou de nº de CIC, ou de RG.
E quando eu ( a chata que lê tudo!) apontava o erro e ela tinha que fazer outro, ela retrucava que não tinha assim tanta importância esse errinho ... Eles nem vão ler tudo!
(quem seriam ? As autoridades?Achei melhor não perguntar. Vou acabar sendo presa por desacato a funcionário público....)
Na saída o atendente orgulhoso pergunta o país para o qual viajaremos.
- Perú ?
Olha no Manual que tem na mesa ( enfim um Manual!) e responde candidamente:

-Para o Perú não precisa tomar a vacina de Febre Amarela....

Minha filha e amigos ainda não viajaram.
Os documentos estão nas mãos, Será que estão certos ?
Será que teremos Sorte ?
Se você tiver que tomar a vacina da Febre Amarela, reze muito .
E boa sorte!

2 comentários:

  1. Não sei se esta situação é cômica ou trágica!Mas isso resume a falta de ordem impedindo o progresso brasileiro. ORDEM E PROGRESSO!!! É o que diz nossa bandeira. Mas como falta patriotismo e educação, temos situação como esta: funcionários que não tem a mínima noção de sua função (e se acham...)!

    ResponderExcluir
  2. Meyre, é rir para não chorar!!
    Um absurdo ...
    Mas, é a realidade nua e crua!

    Mirian

    ResponderExcluir