segunda-feira, 2 de novembro de 2015

A vida será sempre um conjunto de nãos?

A vida sempre um conjunto de nãos?
Ignácio de Loyola Brandão

Criança, não podíamos comer manga com sal. Não podíamos misturar manga com leite. Laranja, leite e banana davam nó na tripa. Melancia com leite ou (depois) com pinga era mortal.

Não podíamos brincar no rio (um palmo de fundura) para não nos afogarmos. Em dia de sol quente, não podíamos brincar na água fria porque podíamos pegar pneumonia.
Não podíamos saber como os bebês eram produzidos. A parteira era uma figura misteriosa.

Não podíamos fumar cigarros, mas podíamos colecionar marcas de cigarro, o que despertava enorme fascínio
.
Não podíamos brincar com as meninas de “mostra o seu que eu mostro o meu” Não podíamos brincar de médico e paciente. “ Deixa –me ver este peitinho como está...”
Não podíamos olhar pela fechadura para ver a empregada tomando banho, sob pena de ficarmos cegos, dizia o padre.

Não podíamos (segundo os padres) ter maus pensamentos. Não podíamos comungar sem ter confessado. Não podíamos comungar sem estar de jejum.

Não podíamos transar com as jovens antes do casamento.

De repente, não podíamos mais usar lança-perfume e muito menos cheirá-las.

Homem não podia usar camisas coloridas, sob pena de ser taxado de maricas.

Não podíamos ser malucos, sonhadores, era preciso entar na Universidade, ter segurança, emprego no Banco do Brasil ou na Caixa.

Depois chegou um tempo, em que não podíamos ler livros, assistir filmes teatro, televisão, ouvir certas canções, ser contra o sistema, votar, transar sem camisinha, atirar o pau no gato.

Agora não podemos ser politicamente incorretos.

Estamos todos nos calando.

Assim, fomos crescendo e nos tornando adultos para sabermos que o que faz mal (ou fez, fazia, fará  não faz mais, ele vai miudando, mudando)que o glúten faz mal, que o chocolate engorda, que o colesterol nos ameaça em cada esquina, que a lactose existe, o açúcar provoca diabetes, adoçante dá câncer, o camarão dá alergia.

Agora sabemos que não podemos comer salsichas e outros embutidos, nem carne seca, nem bacon (a América do Norte inteira vai morrer com aqueles deliciosos  bacons crocantes no breakfast) nem carne vermelha ( cuidado Tony Ramos, muito cuidado, sou seu fã)

Mas, me assustei quando vi que o mate também dá câncer.
O mate que vem fervendo nas cuias. Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Argentina, Uruguai e Paraguai vão desaparecer.
Minhas centenas de amigos gaúchos estão condenados...


Nenhum comentário:

Postar um comentário