sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Cenas do cotifiano

Cenas do cotifiano –

Atenção : Ano 2010 de Nosso Senhor Jesus Cristo



Vivo pedindo a Deus um pouco mais de paciência.

Sempre sofri com a falta de paciência e com a burrice alheia sou pouco tolerante

O pior é que um amigo filósofo me ensinou que quando você pede algo, Deus lhe dá ocasiões pra testar aquilo que pediu.

Ou seja, se peço a virtude da paciência, recebo mil e uma oportunidades para exercitá-la.. Então,vivo rodeada de momentos e acontecimentos que impacientariam o Dalai Lama...

Só isto explica as situações pelas quais passei nestes últimos dias:



ATO UM:

Segunda-feira dia 29-11 –

Minha santa mãe que pertence à aquela distante geração que não fica devendo uma agulha porque tem nome a zelar, porque é correta, porque todo o bem do mundo se resume em pagar suas dívidas em dia e blá, blá, blá, percebeu que a Conta de Luz de novembro não havia chegado.

A coisa é séria porque a partir de então devo parar o mundo, a rotação da Terra e me dedicar imediatamente a tirar a 2ª via e pagar... Sobra sempre para mim.

Mulher moderna, entro no site da CPFL.

Não há nenhum link que me remeta ao SAC ou Contas, ou 2ª via e outros afins.

Só se fala da maravilha que é a CPFL: seus projetos de sustentabilidade, sua preocupação com o futuro do Planeta, seus eventos e por aí vai.

Começo a descontar a impaciência no teclado do computador, que só não afunda porque é de boa qualidade.

Ligo para o 0800 da CPFL e após responder trezentas questões para uma gravação e apertar números para que a CPFL não perca o tempo dela, consigo chegar numa atendente.

Já vou logo reclamando do site. A resposta é doce e meiga:

Ih! “deve estar com defeito no sistema porque sempre aparece um link : clientes”

Ah! Estou vendo aqui! A senhora tem razão não está aparecendo.

Rezo baixinho um Pai-Nosso, poderosíssimo ,em casos de surto mental (meu, é claro)

Peço a segunda via da conta. Ela diz que vai mandar, mas levará 7 dias e portanto passará da data do pagamento,

“mas a multa é tão pouquinho . São centavos...”

Aceito, afinal já rezei o Pai-Nosso.

Mas esta doce criatura não sabe o que terei de ouvir da minha santa mãe que não aceita pagar atrasado e menos ainda pagar qualquer tipo de multa !

Multa para ela é coisa de brasileiro burro.

Ela é árabe...

Como eu estava com a última conta ( mês outubro) nas mãos, percebi que bem abaixo do documento, à esquerda, em letras de bula de remédio estava uma anotação onde constava um débito do mês de setembro, no valor de R$ 20,00 e um aviso que a luz seria cortada em outubro.

Lembrem-se estou falando com a CPFL em 29 de novembro...

Relato o fato à atendente.

Resposta digna de um teste de paciência:

“Ah! Isto não é nada. Aqui, na minha planilha não consta débito..

Às vezes sai esta informação, mas pode desconsiderar .

É erro do sistema...! (?!!!!)

Gente, minha mãe tem quase 90 anos.

Como ela lidaria sozinha com este probleminha do sistema ?

Brincadeira tem hora !



ATO 2

Terça-feira dia 30 de novembro



Sempre alerta e a serviço desta idosa que me pôs no mundo com a clara intenção de me ocupar 24h por dia, vou ao banco Bradesco tirar um extrato. Ela adora extratos porque só assim tem autonomia sobre seus rendimentos, já que não sai mais de casa.

Mulher moderna, vou ao caixa eletrônico. Já é noite.

Coloco o cartão e peço um extrato mensal.

A tela me pede os três últimos números do cartão.

Taí um dado que jamais me passou pela cabeça guardar na memória.

Tento tirar o cartão para ver os três últimos números.

Está preso pois não terminei a grande operação que é tirar um extrato...

Anulo tudo.

O cartão sai.

Decoro os 3 últimos números do cartão e tento novamente.

A máquina segura meu cartão e diz que os números são inválidos...

Anulo tudo e consigo tirar o cartão , mas já com a notícia de que agora o cartão está bloqueado...

No dia seguinte, logo na abertura do Banco ( e antes que mamãe saiba...) vou falar com o moço do “posso ajudar?”

Ele me explica que os números que o equipamento queria era da tal chave de segurança. Aquele cartãozinho cheio de números e que a minha progenitora guardou sabe-se lá onde...

Pergunto como desbloqueio o cartão.

Resposta de um Banco com tecnologia de 2030 e burocracia de 1900.

“ Só o próprio cliente!”

Conto que ela não anda mais.

“Então a senhora tira uma procuração de cartório (R$ 154,00) para desbloquear o cartao. Aviso: a procuração só vale por 3 meses. Tem que renovar trimestralmente!”



O coitadinho não sabe que filha de árabe, mesmo nascendo no Brasil, não gasta R$ 154,00 a cada três meses só por diletantismo ou por capricho do sistema bancário...



É nesse momento que Deus me testa novamente:

Reclamo que sempre tirei extratos e saldos e nunca usei a tal chave de segurança .

Resposta do “posso ajudar?”:

“Esta informação ficou em alerta durante todo o mês passado em todos os caixas eletrônicos do Bradesco.”

Respondo: Não vim ao Banco no mês passado.

“Como não? !! A senhora ficou um mês sem vir ao Banco ?”

É...

“Olha minha senhora, então não sei, porque TODO MUNDO consulta o banco todo mês....”



Rezo outro Pai Nosso e ligo para 400... do Bradesco para falar com a Ouvidoria.

Adoro falar com ouvidorias!

Afinal estou protegida: já rezei o Pai Nosso!



Antes, tenho que contar o romance para a atendente que candidamente me informa que neste caso de bloqueio (neste caso, significa sem importância, sem gravidade, sem perigo de roubo extraordinário) minha mãe pode desbloquear via fone...

Não preciso ir ao cartório, nem pagar R$ 154,00, nem alugar helicóptero para levar a velhinha.

É só telefonar.

O pobre do tal “posso ajudar” não sabia disso, mas tem certeza que o mundo vai ou consulta os caixas eletrônicos todos os meses!

Mas ,explica a atendente via fone, e com voz de autoridade jurídica:

“tem que ser ligação da própria cliente!”



Isto é um fato sem argumentos. É lei!!! E lei, a gente cumpre, não discute...

Resolvi não perguntar como ela irá saber se for eu a ligar e não minha velhinha surda e confusa.

Achei que esta questão poderia fundir a cabeça da mocinha ou criar algum tipo de constrangimento a um dos maiores bancos do País ( em lucros!)



Ato 3 –

Terça- feira dia 30 de novembro



Vou ao Supermercado OBA.

Compro .

Pago com cartão do Itaú

Resposta da máquina: senha inválida

Impossível! Tenho as senhas por escrito para o caso de ao ser assaltada, não ter que ficar nervosa e até apanhar por não me lembrar da senha .

Se tem um motivo pelo qual não quero morrer ou sofrer é por dinheiro.

Acho uma situação pouco sofisticada...

Pago com dinheiro, o que corresponde à minha idéia de rica e vou ao Itaú reclamar da senha.

A atendente me avisa que agora , nos cartoes Itaú para compras são apenas 4 dos 6 dígitos da senha.

Ou seja: se sou assaltada e o meliante não conseguir comprar nada com meu cartão, vou apanhar ou morrer porque ninguém me avisou desse detalhe!

Reclamo que ninguém me avisou e ela solidária ao meu problema, culpa os supermecados (!!!)

“Essas caixas não sabem nada! Elas é deveriam saber dos 4 dígitos... Gente incompetente!”



Você conhecem alguma oração mais poderosa que o Pai Nosso contra ataques

de impaciência ?

Necessito urgente!



Super Meyre

La Fênix ( a ave que anda perdendo as penas com a impaciência...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário